top of page

Vacina contra a dependência de cocaína e crack da UFMG é a vencedora do Prêmio Euro

Vacina Calixcoca foi votada por médicos de 17 países, superou outras 11 finalistas e garantiu premiação de 500 mil euros.


A pesquisa é a iniciativa destaque da segunda edição do Prêmio Euro Inovação na Saúde. A cerimônia de entrega foi realizada na noite desta quarta-feira, 18 de outubro, em São Paulo. Com o prêmio, a equipe leva 500 mil euros para a UFMG. O prêmio é organizado pela multinacional farmacêutica Eurofarma, que tem atuação em mais de 20 países.

Anticorpos ligados à cocaína O medicamento induz o sistema imune a produzir anticorpos que se ligam à cocaína na corrente sanguínea. Essa ligação transforma a droga numa molécula grande, que não passa pela barreira hematoencefálica. O projeto já passou por etapas pré-clínicas, em que foram constatadas segurança e eficácia para tratamento da dependência de crack e cocaína e prevenção de consequências obstétricas e fetais da exposição às drogas durante a gravidez em animais.

Investimento Até o momento, a Calixcoca é financiada pelos governos federal e de Minas Gerais e com recursos de emendas parlamentares, e sua continuidade depende de mais recursos. No fim de agosto, a reitora Sandra Goulart Almeida e o professor Frederico Garcia apresentaram o projeto da vacina ao ministro Camilo Santana, da Educação, e solicitaram apoio governamental para dar prosseguimento aos testes.

Em julho, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, anunciou, durante visita da ministra Nísia Trindade à UFMG, o aporte de R$ 10 milhões no projeto.


Assessoria de Imprensa UFMG



Fonte: TV CULTURA e UFMG


​Isenção de responsabilidade

Somos um agregador de notícias descentralizado que permite aos usuários se manterem informados sobre os assuntos do site. O conteúdo é apenas para fins informativos e não reflete necessariamente nossa opinião.


bottom of page